terça-feira, 16 de setembro de 2008

As primeiras semanas em BREDA

Bom.... Depois de muitos e-mail´s enviados aos meus pais e marta e algumas outras pessoas, decidi seguir o exemplo dos meus outros dois primos e criar o meu Blog.

Aqui estou eu, há quase um mês pelos paises baixos mais precisamente em Breda , para quem não sabe é um cidade pequenina ( para o país onde se insere), mas grande comparada com as nossas pequenas cidades! Que se encontra perto da fronteira com a Bélgica, a 40min de comboio de Roterdão e cerca de 1h de Amesterdão!

Cheguei dia 20 de Agosto ( quarta-feira) a Breda!
Estou numa casa, já velhota por sinal, a viver com os senhorios a Margaret e o Tom e com uma rapariga hungara a Rita! Uma coincidência fantástica, os meus senhorios vão desde o tempo de salazar a Portugal, por isso falam um português razoável, o que ajuda sempre em caso de desespero!
Nos 4 días seguintes não fiz muita coisa! dei umas voltinhas a pé pela cidade e pouco mais!
Na segunda-feira tive que ir a escola para uma palestra de apresentação aos estudantes ERASMUS. Pelo que percebi havia pessoas de todos os pontos , para além dos típicos europeus e asiáticos , há americanos, australianos, brasileiros, filandeses, e ainda da Nova Zelândia! enfim... uma misturada de países....
Depois de ouvirmos os senhores falarem fomos a cantina comer umas coisinhas, nesse día deram-nos o pequeno almoço e um almoço ( sandes, café e chá), e de seguida tivemos uma visita guiada pela escola, o que é sempre bom..... !
De terça a quinta-feira foram os días do PROGRAMA DE INICIAÇÃO, tipo as nossas praxes para os alunos novos do 1º ano, os do 2º ano e os alunos ERASMUS! mas muito melhores!!!!!!!!!!!!!!
No 1º día, fomos há escola e dividiram-nos por 7 grupos (mistura de holandêses e de outras nacionalidades) e estes grupos iriam-se manter até ao final do programa. O meu grupo era constituido por uma Portuguêsa, que veio comigo da ESHTE - a Raquel, 1 espanhola - a Almudena, i italiana - a Marta, 2 filândesas, 2 turcas e 3 holândesas, para completar tivémos 2 líderes o Tom e o Allard! A nossa equipa era a Vermalha e o nosso país o Irão, há pois o tema da INTRODUCTION 2008 foi The Olympic games of ITMC ( o nome do meu curso - International Tourism Management and Consultancy).
Depois da divisão dos grupos que se sucedeu lá pas 3.30h era suposto estarmos às 5h na escola para dar-mos ínicio ao nosso Pub Crawl in city of Breda, isto é levaram-nos para 4 bares diferentes onde em cada um deles tínhamos um tema diferente bem como uma actividade ( karaoke, twist, ...) teve a sua piada.....
Os restantes 3 días seguintes foram passados num parque de campismo perto de Breda em Oosterhout ( Camping 'T Haasje). Bom foi a comédia, de manhã e de tarde tivemos a fazer jogos e há noite havia festarola.... o pior era mesmo há noite, quando queria dormir e havia sempre alguem a entrar nas tendas ou a berrar lá fora, mas tirando isso foi bastante divertido!
Todos os jogos que íamos ganhando iam sendo contabilizados, de modo a haver um vencedor. No final ficámos em 3º lugar e o nosso prémio foi uma garrafa de Ice-tea com gás .... que prémio fantástico pensámos nós, mas o que interessa é que ganhámos algo =)
Estes días foram bastante interessantes e produtivos, na medida em que pude conhecer melhor as pessoas do meu curso!

As aulas começaram día 1 De setembro (uma segunda-feira)! ou seja já estou em aulas há 3 semanitas.... até agora estou a gostar das aulas, já temos alguns trabalhos para fazer (ou seja pelo menos 1 em cada disciplina), e exames marcados! Como era de prever as aulas são dadas em inglês! As disciplinas que estou a ter são:
- Tourism Planning & Development (TPDi)
- Tourism Impacts Studies (TSIi)
- Dutch culture and society
-Dutch 1º level
- Introduction to Marketing (INMAi)
- Commercial Skills
- Undersatanding the Consumer

Há duas semanas atrás estive em Roterdão com uns amigos, são giro.... depois quando souber coloco as fotos.

No domingo passado ( dia 14 de Setembro), tive aminha 1ª visita. A tia Ana, o tio e o Bernardo vieram ver-me =) Gostei muito e espero que eles também!

Bom, fico à espera de próximas visitas... já este fds vem cá a minha mãe mas depois aqui a casa está livre para o seguinte convidado!

Já se está a fazer tarde e amanhã tenho aulinhas!!!

Espero que tenham passado um bom bocado a ler este pequeno texto... mas assim já estão a par das minhas pequenas aventuras por estes lados!

Vou tentar mencionar as nacionalidades das pessoas que já conheci:
-Portuguêses
-Espanhóis
- Brasileiras
-Holandêsas
- Alemãs
- Turcos
-Filândeses
- Americanos
- Indianos
- Chineses
- Macaenses
- Itálianas
-.......
Bom e espero conhecer mais!!!!!!!

Beijinhos
Filipa ou Philipa ( como eles adoram escrever)

Um comentário:

Ana C. disse...

Afinal a Rita gosta dos teus cozinhados!